Apesar de as temperaturas altas darem a sensação de que já chegamos no verão, oficialmente, ainda faltam pelo menos 40 dias para o início da primavera. Só que, para quem passa pelas praças e avenidas da cidade, a sensação é de que já chegamos na estação mais colorida do ano.
Desde o início desta semana, flores e árvores floresceram em Santa Maria. O fenômeno parece estranho, visto que, normalmente, só começamos a ver as cores se manifestarem nas plantas em setembro. Sonia Maria Eisinger, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do departamento de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), explica:
É comum que os ipês comecem a florescer em agosto. Geralmente, os amarelos são os primeiros. O que se percebeu é que, com o calor da semana passada e desta semana, essas árvores adiantaram um pouco a floração. Principalmente, o ipê roxo, que tem, naturalmente, um florescimento mais tarde. O calor intenso foi determinante.
O que também se percebe, com calor antecipado, é a presença de aves migratórias que, geralmente, aparecem em estações mais quentes. A professora da UFSM doutora em zoologia, Marilise Krügel, explica, porém, que, por enquanto, ainda não foi identificada em Santa Maria a presença destas aves.
Temos estudos que apontam algumas mudanças de comportamento dos animais, em função deste aquecimento, mas as andorinhas migratórias, as tesourinhas não chegaram ainda comenta.
Calor continua
As temperaturas chegaram a baixar um pouco, e a previsão para a quarta-feira é de que o dia seja de sol, sem incidências de chuva. As temperaturas devem chegar aos 29ºC.
"